Já imaginou um dicionário feito por crianças?

Engraçado, não? Bem, no mínimo, curioso. Mas foi este um projeto feito por Javier Naranjo, que, perguntou para várias crianças o significado de algumas palavras. Inicialmente a ideia surgiu quando, para celebrar o dia das crianças, Naranjo perguntou o significado da palavra “criança” e uma das crianças respondeu: “Uma criança é um amigo que tem o cabelo curtinho, não toma rum e vai dormir mais cedo”, o que encantou o professor.
Pelo menos para mim, não poderia haver nenhum outro resultado. Crianças são encantadoras, tudo para elas tem um significado diferente, de um jeito diferente de se ver. Aquele jeitinho inocente e infantil. Uma maneira tão “desconexa” ao nosso mundo e verdadeira, coisas que a maioria dos adultos, e inclusive, alguns jovens, já esqueceram. Há poesia na fala de uma criança.
O sorriso verdadeiro, aquele abraço sincero, uma cara de medo e até aquela verdadezinha que se escapa sem querer, e vemos isso no dicionário que ele criou, onde se tem conceitos onde: Guerra quer dizer “Gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz.”, Mãe: “Mãe entende e depois vai dormir” e Violência “é a parte ruim da paz”.
Apesar de o livro ["Casa das estrelas: o universo contado pelas crianças"] ter sido lançado inicialmente em 1999, ele ganhou destaque quando foi reeditado esse ano e foi a obra mais comentada na Feira Internacional do Livro de Bogotá, agora no final de Abril. Naranjo diz que passou dez anos pegando as informações e definições enquanto trabalhava como professor na região rural da Colômbia. O mais surpreendente das definições é sinceridade/inocência com que elas são feitas.
Em entrevista à BBC, Naranjo disse coisas como:
“Isso me faz pensar que o livro continua revelando, continua falando sobre as pequenas coisas [...] Eles têm uma lógica diferente, outra maneira de entender o mundo, outra maneira de habitar a realidade e de nos revelar muitas coisas que esquecemos [...] As crianças escolheram algumas palavras e eu também: palavras que me interessavam, sobre as quais eu me perguntava. Mas não fugi de nenhum [...] Nós adultos somos condescendentes quando falamos com as crianças e deve ser o contrário. Mais que nos abaixarmos temos que ficar na altura deles. Estar à altura deles é nos inclinarmos para olhar as crianças nos olhos e falar com elas cara a cara. Escutar suas dúvidas, seus medos e seus desejos”
Confira agora algumas das palavras usadas no dicionário feito por crianças:
-Adulto: Pessoa que em toda coisa que fala, fala primeiro dela mesma (Andrés Felipe Bedoya, 8 anos)
-Ancião: É um homem que fica sentado o dia todo (Maryluz Arbeláez, 9 anos)
-Água: Transparência que se pode tomar (Tatiana Ramírez, 7 anos)
-Branco: O branco é uma cor que não pinta (Jonathan Ramírez, 11 anos)
-Camponês: um camponês não tem casa, nem dinheiro. Somente seus filhos (Luis Alberto Ortiz, 8 anos)
-Céu: De onde sai o dia (Duván Arnulfo Arango, 8 anos)
-Colômbia: É uma partida de futebol (Diego Giraldo, 8 anos)
-Dinheiro: Coisa de interesse para os outros com a qual se faz amigos e, sem ela, se faz inimigos (Ana María Noreña, 12 anos)
-Deus: É o amor com cabelo grande e poderes (Ana Milena Hurtado, 5 anos)
-Escuridão: É como o frescor da noite (Ana Cristina Henao, 8 anos)
-Guerra:Gente que se mata por um pedaço de terra ou de paz (Juan Carlos Mejía, 11 anos)
-Inveja: Atirar pedras nos amigos (Alejandro Tobón, 7 anos)
-Igreja: Onde a pessoa vai perdoar Deus (Natalia Bueno, 7 anos)
-Lua: É o que nos dá a noite (Leidy Johanna García, 8 anos)
-Mãe: Mãe entende e depois vai dormir (Juan Alzate, 6 anos)
-Paz: Quando a pessoa se perdoa (Juan Camilo Hurtado, 8 anos)
-Sexo: É uma pessoa que se beija em cima da outra (Luisa Pates, 8 anos)
-Solidão: Tristeza que dá na pessoa às vezes (Iván Darío López, 10 anos)
-Tempo: Coisa que passa para lembrar (Jorge Armando, 8 anos)
-Tranquilidade: por exemplo quando seu pai diz que vai te bater e depois diz que não vai.
-Universo: Casa das estrelas (Carlos Gómez, 12 anos)
-Violência: Parte ruim da paz (Sara Martínez, 7 anos)

 
Coisas de Drii © 2012 | Designed by Bubble Shooter , in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions